Sobre as Relações Institucionais

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Em 26 de julho de 2012, foi criada a Seção Técnica de Apoio Institucional (Scapoin), conhecida como 'Escritório de Relações Institucionais', responsável por promover ações de relacionamento institucional para o desenvolvimento da Esalq/USP.

Em março de 2016, começaram as atividades da Comissão de Relações Institucionais da Esalq/USP, criada pela Portaria Interna Esalq n. 009/2016, de 10/05/2016, composta por cinco integrantes. A constituição vigente é normatizada por meio da Portaria Interna Esalq n. 064/2017, de 11/12/2017, que conta com a participação de doze integrantes da Escola.

Essa área coordena e implementa iniciativas que promovam a ampliação e o fortalecimento da rede de relacionamentos com entidades públicas, privadas e comunidade interna, visando a visibilidade da Instituição; o melhor posicionamento da Esalq como unidade da Universidade de São Paulo (USP); o planejamento estratégico de marketing e de comunicação institucional; o fomento e a captação de recursos para atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária.

 

SOBRE TIPOS DE COLABORAÇÕES

  • Convênios/acordos técnicos (de pesquisa ou de extensão) mediante a conexão das necessidades da Universidade e do agente externo para projetos de benefícios conjuntos;
  • Acordos de cooperação que prospectam ações comuns em áreas estratégicas para o desenvolvimento de políticas públicas;
  • Doações de serviços/produtos ou de recursos financeiros para investimento na Universidade em reformas e melhorias de prédios (laboratórios, salas, campos experimentais) e/ou estabelecimento de novos espaços de estudos acadêmicos e científicos;
  • Patrocínios (aporte direto ou incentivados como Rouanet, Proac-ICMS) de projetos e/ou eventos voltados ao avanço do conhecimento e a promoção social;
  • Estabelecimento de atividades cooperadas sobre tópicos contemporâneos que envolvam o ensino, a pesquisa e/ou a extensão e que tragam reflexões práticas e desafiadoras à Universidade e ao parceiro quanto ao desenvolvimento do bem estar coletivo;
  • Prospecção e desenvolvimento de ações de empreendedorismo junto aos pesquisadores e estudantes, bem como promoção de projetos que incentivem o desenvolvimento tecnológico como os coordenados pela incubadora de empresas ESALQTec;
  • Consultorias e assessorias técnicas promovidas por docentes para atender necessidades apresentadas pelo setor produtivo;
  • Representação de pesquisadores da Esalq/USP em comissões/conselhos técnicos que promovam discussões e avanços para a sociedade;
  • Reuniões na Universidade para apresentação de programas de estágio e de trainee que conectam os futuros profissionais (estudantes de graduação e de pós-graduação) com o mercado de trabalho.

     

SOBRE CONVÊNIOS/ACORDOS TÉCNICOS

O desenvolvimento de projetos de pesquisa envolvendo a Esalq/USP e instituições parceiras, sejam entidades públicas ou privadas, é regulamentado pela USP e celebrado por meio de convênio entre as partes interessadas. De forma geral, as parcerias têm início com a apresentação da proposta da empresa para a comunidade científica da Escola em reuniões e/ou workshops agendados para a sensibilização e a aproximação da mesma com a academia. Em alguns casos, o pesquisador é procurado diretamente pela empresa.

Após a fase de alinhamento de necessidades e competências, é elaborado convênio/acordo técnico que estabelece objetivos, metas, etapas de execução, recursos financeiros, cronograma de desembolsos, obrigações da USP e da empresa, entre outros itens. A USP disponibiliza minuta padrão com os principais aspectos relacionados ao convênio/acordo técnico. Saiba mais: Portal de Convênios USP - https://uspdigital.usp.br/conveniousp/

 

SOBRE DOAÇÕES

O Programa Parceiros da Esalq, existente desde 2000 e atualizado em 2013, prevê a doação de recursos ou a adoção de espaços físicos como execução de serviços de construção, ampliação, reforma, restauração de salas, laboratórios e prédios da Esalq/USP. Saiba mais: Parceiros da Esalq