Docente é condecorado em Congresso Paulista de Fitopatologia

Jorge Alberto Marques Rezende recebeu o prêmio pela relevante contribuição para o desenvolvimento do setor. (Crédito: Gerhard Waller/Acom)

O professor titular do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), Jorge Alberto Marques Rezende, foi homenageado, na última quarta-feira, dia 11, no XXXVIII Congresso Paulista de Fitopatologia. O evento aconteceu no Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Araras. Na ocasião, Rezende recebeu o prêmio paulista pela relevante contribuição para o desenvolvimento da fitopatologia.

O congresso, que acontece desde 1978, é promovido, anualmente, pela Associação Paulista de Fitopatologia (APF) e conta com parcerias de instituições de pesquisa e universidades do Estado de São Paulo. O objetivo é reunir profissionais de ensino, pesquisa e extensão do setor público e privado, estudantes e demais envolvidos para a apresentação dos avanços do setor, difusão de conhecimento, formação de grupos de trabalho e discussão de temas convenientes.

Desde a primeira premiação paulista de Fitopatologia, em 1980, 34 profissionais foram homenageados, sendo 11 deles da ESALQ: Ferdinando Galli (1981), Hiroshi Kimati (1989), Wagner Bettiol (1990), Hasime Tokeshi (1992), Eric Balmer (1995), Tasso Leo Krugner (2002), Armando Bergamin Filho (2003), Elliot W. Kitajima (2005), Lilian Amorim (2007), Sérgio Florentino Pascholati (2012) e Rezende, neste ano.

O docente

Rezende possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP/1976), mestrado em Fitopatologia (USP/1985), doutorado em Plant Pathology, pela Oklahoma State University (1990), é livre docente pela USP (1996) e pós-doutorado pela Texas A&M University (1998). Além disso, possui 133 artigos publicados em periódicos, quatro livros organizados ou editados, 27 capítulos de livros publicados e 55 orientações de trabalhos acadêmicos.

Alessandra Postali, estagiária de Jornalismo
Revisão: Alicia Nascimento Aguiar
Data: 13/02/2015

Jorge Alberto Marques Rezende, XXXVIII Congresso Paulista de Fitopatologia, Engenharia Agronômica, USP