ESALQ matricula 288 no primeiro dia

Os ingressantes interagiram com docentes, alunos e funcionários e conheceram os serviços oferecidos pela ESALQ (crédito: Gerhard Waller)

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) encerrou o primeiro dia de matrículas dos cursos de graduação com saldo positivo. A avaliação é do presidente da Comissão de Graduação da Escola, professor Antonio Augusto Domingos Coelho, que aponta a interação positiva entre os 288 ingressantes matriculados hoje, 11/2, e seus familiares, com a equipe de professores, alunos e funcionários que os recepcionaram no Salão Nobre da instituição. “São 430 vagas a serem preenchidas e, após a entrega de documentos, direcionamos os novos alunos para que tomassem conhecimento dos serviços que prestamos, do formato do curso, ou seja, esses estudantes já saíram daqui, logo no primeiro dia, com a sensação de que foram acolhidos”.

Logo pela manhã, assim que os primeiros ingressantes efetuaram suas matrículas, o diretor da ESALQ, Luiz Gustavo Nussio, conversou com os novos esalqueanos e seus familiares. Em sua fala, agradeceu aos pais por encaminharem os filhos para a ESALQ. “Eu sei que esse é um mérito do aluno, mas é também um mérito dos pais. Então, aos pais queria dizer que a nossa casa está muito feliz, pois estamos recebendo seus filhos. Queremos, durante o período que estivermos aqui com eles, podermos interagir e fazer com que se tornem cidadãos ainda melhores”.

Nussio também abordou a questão do trote, temática que preocupa ingressantes e familiares. “Existem distorções comportamentais e o trote é um exemplo disso e para que não reste nenhuma dúvida eu tenho falado isso com alguma frequência nesses últimos dias – o trote não é uma tradição da ESALQ, o trote é uma distorção comportamental que acompanha não somente a ESALQ mas outras instituições de ensino e nós definitivamente não precisamos dele para sermos excelentes”.

Depoimentos – Rafael Yamada Repeti Garrido, 20 anos, veio de Santo Antonio do Pinhal (SP) para matricular-se em Engenharia Agronômica. Por já morar em um sítio e viver no meio rural, acabou condicionando sua opção pela área.  “Fiz cursinho durante três anos e meu interesse pela área agronômica surgiu após começar a ajudar meus pais em trabalhos com orquídeas”. Sua mãe, Jaqueline Harume Yamada, também conheceu os serviços oferecidos pela ESALQ. “Estou sendo muito bem recebida, muito bem tratada e espero que, no ano que vem, meu filho esteja aqui recebendo os novos alunos”.

Isabela Borges Gonçalves, 18 anos, veio de Campinas (SP) e matriculou-se em Ciências dos Alimentos. A nova esalqueana fez o ensino médio em escola pública e aposta na USP como a melhor opção para sua formação. "Escolhi o curso de Ciências dos Alimentos pois havia cursado tecnologia de alimentos em Campinas e me identifiquei com a área. Optei por Ciências dos Alimentos na ESALQ pois achei que seria a melhor escolha”.

Beatriz Maciel de Carvalho, 17 anos, é natural de São Paulo (SP) e egressa do ensino público. Após a matrícula no curso de Engenharia Agronômica, contou que o interesse pelo curso surgiu após participar de feiras de profissões e também pelo estímulo de sua professora de Geografia. “É emocionante chegar aqui, nessa escola desse tamanho, com tudo lindo. Estou adorando. Pretendo me formar profissionalmente e como ser humano,  e pretendo atuar para ajudar as pessoas”.

A história de Julia Augusta Pivetta dos Santos, 21 anos, é curiosa. Formada em Arte e Teatro pela Unesp, agora sua aposta para a realização profissional é a Engenharia Florestal. Gosto muito de teatro, mas, após fazer estágios, percebi que não era o que eu queria profissionalmente. Desejo trabalhar com algo relacionado à Botânica”.

Nesta quinta-feira, 12/2, as matrículas continuam na ESALQ e será a vez daqueles que possuem iniciais de M a Z confirmarem seu ingresso na universidade.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar, Ana Carolina Brunelli e Caio Albuquerque (11/02/2015)

Rafael Yamada Repeti Garrido veio de Santo Antonio do Pinhal acompanhado da mãe, Jaqueline Yamada (crédito: Gerhard Waller)
Em companhia da mãe, Claudenilde Pivetta, Julia Augusta Pivetta dos Santos matriculou-se em Engenharia Florestal (crédito: Gerhard Waller)
vestibular matrícula ingressantes