Volta às aulas com esporte promove integração de vida acadêmica e atividades físicas

Times de basquete masculino de professores, alunos e ex-alunos da ESALQ se enfrentaram no dia 6 de agosto. (Crédito: Luiz Eduardo Aranha Camargo/ESALQ)

O amistoso de basquete feminino e masculino entre alunos, ex-alunos e professores da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), aconteceu na última quinta-feira, 6 de agosto, e movimentou o dia dos participantes. A atividade aconteceu no Ginásio de Esportes do Campus e faz parte do evento “Volta às aulas com esporte”.

“Os times, principalmente masculinos, estavam tão cheios que algumas pessoas tiveram que ficar de fora”, contou o presidente da Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz (AAALQ), Federico José Gonzalez Villasanti. Segundo ele, as pessoas estavam muito empolgadas e já pediram para jogar mais vezes. “Os professores disseram que querem jogar frequentemente com nosso time da Atlética, e estamos pensando em iniciativas parecidas para novas datas”. Os jogos masculino e feminino terminaram com vitória dos professores, em um placar de 53 x 47 e 32 x 25, respectivamente.

Na ocasião, também houve homenagem a três ex-atletas da AAALQ (Vladimir Rodrigues Sampaio, José Carlos Ometto e Antonio Carlos Travaglini) e a Alan Basford, cidadão australiano que trabalha há 50 anos como juiz de basquete e professor de juízes, e quem apitou os jogos na Escola. Eles receberam um certificado de tributo da diretoria da Atlética e da ESALQ, além de um kit com flamula, chaveiro, broche, camiseta, caneca, imã e mousepad, customizados. Os participantes também receberam um kit com broche, imã e mousepad.

Para o presidente da Comissão de Graduação, Luiz Eduardo Aranha Camargo, a iniciativa foi “extremamente” válida, a julgar pelos comentários de professores e alunos de que atividades como esta sejam mais frequentes. Ele também ressaltou a importância da união entre vida acadêmica e atividades físicas. “Os esportes desempenham um importante papel na formação do caráter, da autodisciplina e também no preparo do indivíduo para atividades colaborativas”. Sobre o jogo, o professor mostrou animação. “Tudo transcorreu em um clima amistoso e descontraído. No entanto, não escondo o deleite em ver meu time, cheio de nomes de peso, mas com a leveza de uma borboleta, derrotar os alunos. Só resta a estes uma revanche. O desafio está lançado!”.

Palestra

Alan Basford, ministrou palestra na Central de Aulas da ESALQ, na última terça-feira, dia 11, sob o tema “The Road to the top”. Ele abordou métodos de treinamento e educação que permitem chegar ao topo em várias modalidades esportivas ou mesmo nas atividades cotidianas e profissionais. “Na vida, no esporte ou em sua carreira, você decide o quão longe você vai”. Segundo Basford, essa filosofia o auxiliou a apitar na Liga Nacional de Basquete Australiano e contribuir na educação de pessoas.

A realização do “Volta às aulas” foi da ESALQ, Prefeitura do Campus (PUSP-LQ) e AAALQ.

A ação valoriza a realização de atividades esportivas no ambiente universitário enquanto ferramenta complementar ao desenvolvimento acadêmico.