USP tem 15 áreas de concentração entre as 100 melhores do mundo

Vista da Praça do Relógio, CRUSP, Espaço das Artes da ECA e Administração Central. Foto: Marcos Santos/USP Imagen

A consultoria chinesa Shanghai Ranking divulgou, no dia 26 de junho, o Ranking Global de Áreas Acadêmicas, que classificou mais de quatro mil universidades em 54 subáreas nos campos de Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais.A USP está entre as 50 melhores instituições do mundo em cinco áreas de concentração: Engenharia de Alimentos (8º lugar), Odontologia (9º), Ciências Agrícolas (9º), Ciências Veterinária (25º) e Biotecnologia (36º).Em dez áreas de concentração, a Universidade está no grupo que ocupa as posições entre o 51º e o 100º lugar: Biociências, Ciências Atmosféricas, Ciências Biológicas, Ecologia, Enfermagem, Engenharia de Minas, Farmácia, Matemática, Medicina Clínica e Saúde Pública.Das 54 áreas avaliadas pelo ranking, a USP foi classificada em 43 delas. A novidade deste ano foi a classificação da área de Turismo, que, pela primeira vez, passou a figurar no ranking e está entre as 150 melhores do mundo (confira a tabela completa abaixo).O ranking analisa os dados bibliométricos das bases Web of Science e InCites, levando em consideração cinco indicadores: número de artigos publicados; impacto dos artigos indexados no Science Citation Index; extensão da colaboração internacional; número de artigos publicados em revistas de impacto; e número de docentes premiados internacionalmente. A classificação por área de concentração é divulgada desde 2009.O Ranking Global de Áreas Acadêmicas é uma vertente do Ranking Acadêmico das Universidades Mundiais (ARWU, na sigla em inglês), publicado desde 2003 pela Universidade de Xangai Jiao Tong e considerado um dos precursores dos rankings de universidades. Na edição de 2018 do ranking geral, a USP foi classificada no grupo 151-200, sendo a única universidade da América Latina entre as 200 melhores do mundo.Texto: Adriana Cruz para o Jornal da USP (01/07/2019)