USP PROMOVERÁ LANÇAMENTO DO CENTRO DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

O Centro de Agricultura Tropical Sustentável (Sustainable Tropical Agricultural Center -STAC), um dos sete Centros de Estudos criados pela Universidade de São Paulo (USP) e sediado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), será lançado durante o Fórum da Agricultura Tropical Sustentável, no dia 11 de abril de 2024, na Cidade Universitária.

O Fórum da Agricultura Tropical Sustentável, trará como tema ‘A quíntupla hélice da Inovação (interações entre academia, empresas privadas, governo, meio ambiente, e sociedade) na Sustentabilidade e Rastreabilidade em Ambiente Tropical’. O Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, fará a abertura do evento que contará com personalidades envolvidas no setor.

O Centro sediado na Esalq

Aprovado pelo Conselho Universitário USP, em 7 de março de 2023, o Centro de Agricultura Tropical Sustentável, coordenado por Durval Dourado Neto, docente do departamento de Produção Vegetal da Esalq, desenvolve atividades científicas interdisciplinares relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, visando ao desenvolvimento da agricultura sustentável nos biomas brasileiros.

O STAC prepara o diagnóstico e prognóstico, com enfoque em segurança alimentar (quantidade) e alimento seguro (qualidade), da participação do Brasil na produção e consumo de alimentos no mundo no curto, médio e longo prazo; organiza a proposição de soluções estratégicas de políticas públicas e projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

As linhas de pesquisa são definidas com as lideranças de pesquisa da USP, incluindo a Esalq, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), a Escola Politécnica e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, além dos parceiros da USP no Brasil, como o Instituto Agronômico de Campinas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Botucatu. No exterior, a Wageningen University and Research, University of California – Davis, Cornell University e China Agricultural University.

Data: 11 de abril de 2024

Horário: 8:30 às 10:30

Local: Sala do Inova USP (USP / São Paulo)

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTB 32531 | 26.03.2024