USP é a melhor universidade da América Latina e Caribe, segundo QS

A USP é a melhor universidade da América Latina segundo o QS Latin America & The Caribbean Ranking, publicado hoje, dia 13 de setembro, pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). Essa 13ª edição do ranking avaliou e classificou 430 instituições de 25 países da região.

O Brasil é o país com mais universidades ranqueadas, 97 no total, seguido do México, com 63 universidades, e da Colômbia, com 61. Além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na 3ª colocação; a

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 8ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 10ª.

O vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter, ressalta que “o Brasil teve um desempenho excepcional no ranking deste ano, com duas universidades brasileiras entre as três melhores da região”.

Neste ano, foi incorporado o novo indicador Rede Internacional de Pesquisa, além da reformulação dos indicadores já utilizados. A USP atingiu a pontuação máxima de 100 pontos em cinco dos oito indicadores: reputação acadêmica, rede internacional de pesquisa, publicação por docente, professores com doutorado e impacto na web.

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

Leia matéria completa no Jornal da USP

Texto: Erika Yamamoto