Restaurante Universitário do campus de Piracicaba reabre com espaço renovado

(Crédito: Gerhard Waller/ Divisão de Comunicação da Esalq)

Os frequentadores do campus da USP em Piracicaba podem contar com refeições de qualidade, com cardápio variado e preços reduzidos. O restaurante universitário, que estava fechado desde 2020 por causa da pandemia da covid-19, passou por uma reforma estrutural e voltou a funcionar nesta segunda-feira, dia 1º de agosto de 2022.

Administrado pela Prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz (PUSP-LQ), o restaurante tem capacidade para servir, em média, 900 almoços e 300 jantares por dia, em sistema self-service.

“Dentre as políticas de permanência estudantil, o restaurante universitário ocupa papel central. A manutenção ininterrupta do fornecimento de refeições permite que os alunos possam desenvolver suas atividades acadêmicas na Universidade, contribuindo para sua formação integral e reduzindo a evasão. Ciente dessa situação, nutricionistas, assistentes sociais e servidores tanto do serviço de alimentação quanto da divisão administrativa têm se desdobrado para solucionar problemas que surgiram principalmente no período mais crítico da pandemia. Desta forma, é uma satisfação a reabertura do restaurante renovado, com a expectativa de que a nova contratada atenda aos nossos alunos com toda qualidade, permitindo que desenvolvam suas atividades com excelência, sem incômodos quanto às condições de permanência no campus”, afirmou o prefeito do campus, Roberto Arruda de Souza Lima.

A operação do restaurante é feita por uma empresa contratada e a PUSP-LQ é responsável pelo controle da qualidade das refeições, realizado por uma comissão de fiscalização que analisa a procedência da matéria-prima, o cumprimento de boas práticas de fabricação, a qualidade das refeições, a conferência da temperatura e da quantidade das porções.

O cardápio é elaborado por uma equipe de nutricionistas e oferece uma refeição balanceada, inclusive com a opção de cardápio vegetariano. “O cardápio é elaborado seguindo as normas do memorial descritivo, documento presente no Edital de Licitação que estabelece as frequências das preparações a serem oferecidas aos usuários”, explica a nutricionista Paula Telles Poeta.

As refeições são subsidiadas pela PUSP-LQ e os valores cobrados são de R$ 2 para alunos, R$ 10 para frequentadores especiais – como, por exemplo, alunos de outras universidades – e R$ 15 para visitantes.

Localizado na Alameda dos Alecrins, ao lado da Central de Aulas, o restaurante funciona de segunda a sábado, das 11h às 13h30, para o almoço, e de segunda a sexta, das 17h30 às 19h, para o jantar. O salão tem capacidade para 320 pessoas.

Pandemia e reforma

Em março de 2020, quando a Universidade aderiu ao isolamento social imposto pela pandemia, a alimentação diária dos usuários do restaurante passou a ser feita na forma de marmitex.

“A pandemia exigiu que nos adaptássemos rapidamente à realidade do isolamento social. O serviço de alimentação passou a ser feito por empresas terceirizadas, sob supervisão da PUSP-LQ, e cestas básicas começaram a ser entregues aos alunos que permaneceram nas moradias estudantis. Tivemos problemas com a baixa qualidade de algumas marmitas e nossa postura foi de manter um canal aberto com os usuários, avaliar as denúncias e aplicar as sanções contratuais. No período, houve necessidade de novas licitações e trocas de fornecedores”, explicou o prefeito do campus.

Por Erika Yamamoto, do Jornal da USP (https://jornal.usp.br/universidade/restaurante-universitario-do-campus-de-piracicaba-reabre-com-espaco-renovado/)