Reitor participa da última reunião da congregação da Esalq de 2017

Com a presença do reitor da USP, diretoria da ESALQ promove diversas inaugurações virtuais e homenagens promovidas pela direção da escola e Prefeitura do campus (Foto: Gerhard Waller)

Contando com a presença do reitor da USP, o prof. Marco Antonio Zago, além de outras lideranças da universidade, a reunião da congregação da ESALQ ocorrida na tarde da quinta-feira, dia 14 de dezembro, acolheu cerimônia de inauguração de diversos novos espaços que tiveram suas obras de construção ou reforma concluídas durante o ano de 2017.

Em seu pronunciamento, o prefeito do campus Luiz de Queiroz, prof. Fernando Seixas, fez um breve resgate do histórico das obras, lembrando e agradecendo nominalmente diversos funcionários técnico-administrativos e acadêmicos que se envolveram diretamente nos processos de construção e reforma.

Já o diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, agradeceu a reitoria pela atenção dispensada à Escola no decorrer de toda a gestão, frisando que, mesmo em tempos de acirrada contenção de despesas, os pedidos da unidade foram acolhidos com grande boa vontade.

Entre os espaços inaugurados, encontram-se o novo prédio do Restaurante Universitário, a grande reforma realizada na Casa do Estudante, a Central de Aulas, o Centro de Aperfeiçoamento Didático da ESALQ, o Pavilhão de Plantas Forrageiras e Pastagens, as reformas do anfiteatro “Dr. Urgel de Almeida Lima” e do Salão de Eventos do Pavilhão II no LAN, e o Bezerreiro Experimental “Evilásio de Camargo”.

Também participaram da solenidade o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica e Internacional, prof. Raul Machado Neto; o superintendente do Espaço Físico da USP, prof. Osvaldo Shigueru Nakao; e o vice-diretor da ESALQ, prof. Durval Dourado Neto, além de diversos representantes das comunidades docente, discente e técnico-administrativa.

Após as inaugurações, foi conduzida ainda uma sessão de homenagens aos dirigentes da USP pelas expressivas atuações em suas funções, sendo contemplados os professores Marco Antonio Zago, Raul Machado Neto, Osvaldo Shigueru Nakao e Patrícia Iglesias.

Em sua fala, o reitor fez um breve balanço de sua gestão e apontou dois grandes desafios para a USP no decorrer dos próximos anos: manter a autonomia universitária pela proteção da universidade como espaço de liberdade de pensamento; e a necessidade de modernizar cada vez mais o ensino de graduação, ampliando a sintonia com as reais demandas da sociedade.

Fabiano Pereira

Jornalista – DvComun/ESALQ/USP