Prêmio ASBRAM 2017 a Moacyr Corsi da Esalq

Moacyr Corsi, em 2015, durante 14º Congresso Brasileiro do Agronegócio, ao receber o Prêmio “Norman Borlaug”

Para o Premio ASBRAM 2017, nosso homenageado é o agrônomo Moacyr Corsi, um apaixonado pela pecuária. Dedicou-se a estudos sobre pastagens intensivas, manejo, adubação, conservação, bovinocultura de leite e de corte. Moacyr Corsi nasceu em Socorro em 12 de dezembro de 1943. É docente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq) desde 1971, tendo passado por todas as etapas da carreira, até se tornar professor titular, em 1989.

Corsi participou e é um dos principais responsáveis pela implantação de dois importantes centros de estágio e transferência de conhecimento. O primeiro centro é o Clube de Práticas Zootécnicas (CPZ), um dos estágios mais antigos da Esalq, que realiza intensas atividades, aliando teoria e prática. No final da década de 1990, Corsi criou, com recursos de empresas privadas interessadas na produção de leite, o Centro de Treinamento do Departamento de Zootecnia (CT), destinado à atualização de técnicos, que já realizou mais de 300 eventos para difundir a cultura leiteira.

Em 2015, quando ganhou o Prêmio Personalidade do Ano em Ensino e Pesquisa da Associação Brasileira de Criadores (ABC), afirmou que com a criação do CPZ e do CT estava constituído o braço dos serviços de extensão em pecuária da Esalq. "Com esse trabalho, as três funções da universidade - ensino, pesquisa e extensão - estavam sendo atendidas".

Este ano, Moacyr Corsi completou 50 anos de formado, mora em Piracicaba, casado com Marisa Beneduzxi Corsi, e tem dois filhos e duas netas.

Texto: ASBRAM