Pela segunda vez, Esalq e IFSP fazem parceria no Vacathon

Versão para impressãoEnviar por email
A equipe é composta por dois alunos da Esalq e dois da IFSP (crédito: Gerhard Waller)
Editoria: 

Pela segunda vez consecutiva, uma equipe composta por alunos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) junto ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP), participam do Vacathon, uma maratona de programação de soluções digitais inovadoras voltadas à produção de leite.

Em sua terceira edição, o evento teve inicio no dia 28 de outubro e se encerra no dia 1 de novembro, na unidade da Embrapa em Juiz de Fora (MG). Os estudantes participam de um bootcamp, um treinamento sobre as diferentes áreas dos sistemas de produção de leite, com palestras e visitas técnicas ao laticínio escola da Epamig e à fazenda experimental da Embrapa. Após essa etapa, iniciam uma maratona de programação, acompanhados por pesquisadores da Embrapa e especialistas em tecnologia da informação das empresas BovControl, Ceitec, Cisco, IBM, Microsoft e Tim.

Estão participando 26 instituições do Brasil inteiro e os times reúnem estudantes desde o ensino médio técnico até alunos de pós-graduação de diversos cursos, como agronomia, veterinária, zootecnia, administração, economia, engenharias, computação e design.

Com o professor Iran José Oliveira da Silva, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq como embaixador da equipe, os alunos que a compõem são Sergio Luis de Castro Junior, pós-graduando em Engenharia de Sistemas Agrícolas (Esalq), Caroline Ferreira Freire, estudante de Engenharia Agronômica (Esalq), Vinicius José Ribeiro de Oliveira, estudante de Analise e Desenvolvimento de Sistemas (IFSP) e Adélia de Andrade, estudante de Engenharia da Computação (IFSP).

O professor Thiago Luís Lopes Siqueira, coordenador do curso de Engenharia de Computação da IFSP, fala da importância do envolvimento dos estudantes para o projeto: “Essa interface da IFSP com a Esalq é muito interessante para que possamos desenvolver os conceitos da área da computação aplicada no setor agropecuário”.

Os projetos desenvolvidos durante o Vacathon serão apresentados na sexta-feira, dia 1 de novembro. O evento será aberto ao público, que pode adquirir ingressos no Sympla: (https://www.sympla.com.br/vacathon-2019---ideas-for-milk__693864).

 

Texto: Júlia Heloisa Silva | Estagiária de Jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque

30/10/2019