Pós-graduando é selecionado para final do projeto "Caravana do Clima no Brasil"

Na final do projeto Caravana do Clima no Brasil, pós-graduando apresentará pesquisa sobre produção sustentável de alimentos (Crédito: Divulgação)

Renan Venancio da Silva, estudante do programa de pós-graduação em Entomologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), foi um dos cincos selecionados para integrar a equipe “Caravana do Clima no Brasil” e apresentar sua linha de pesquisa em 22 de setembro, na final do projeto, no Rio de Janeiro (RJ). Nessa etapa, os finalistas concorrerão à uma viagem para Paris, onde ocorrerá a Conference of Youth ou participar de uma expedição científica com o Institut de Recherche pour le Développement (IRD) ou Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD).

A Caravana do Clima no Brasil é uma iniciativa da Embaixada da França, que possui uma equipe engajada em questões relacionadas ao clima e ao desenvolvimento sustentável. Para ser selecionado, o estudante precisou criar um vídeo, com no máximo 180 segundos, apresentando a pesquisa que está desenvolvendo na ESALQ. “Vi neste concurso uma oportunidade de divulgar internacionalmente o que estamos fazendo”, comentou.

Renan inscreveu-se na atividade “Concurso de comunicação científica”, com objetivo de popularizar a ciência em uma linguagem simples sobre os temas relacionados ao clima e desenvolvimento sustentável.

A pesquisa, orientada pelo professor Gilberto Jose de Moraes, do Laboratório de Acarologia Agrícola da ESALQ, e intitulada "Controle biológico - uma ferramenta para a produção sustentável de alimentos”, que será apresentada no Rio, objetiva a determinação de espécies de ácaros predadores edáficos (que habitam o solo) com potencial de uso no controle biológico de ácaros hematófagos. “É importante que outros pesquisadores saibam o que estamos pesquisando, pois desta forma podemos compartilhar ideias. Foi isso que me motivou a me inscrever”, comentou o estudante.

Acesse o vídeo realizado pelo pós-graduando: https://www.youtube.com/watch?v=iJ3FCaeH2Ew

Texto: Ana Carolina Brunelli

Revisão: Caio Albuquerque (07/08/2015)

Caravana do Clima no Brasil Renan Venancio Entomologia