Ohio State University celebra parceria de 55 anos com a Esalq

João Roberto Spotti Lopes e Bruce McPheron (divulgação)

No último dia 12 de fevereiro, a Ohio State University festejou, na Universidade de São Paulo (USP), seu sesquicentenário e celebrou a parceria de 55 anos com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP)

O evento comemorativo ocorreu no Prédio do Centro de Difusão Internacional, na USP Butantã, e contou com a presença do reitor da USP, Vahan Agopyan, de líderes da Ohio State como o Executive Vice President & Provost, Bruce McPheron e da professora Helaine Carrer, presidente da Comissão de Relações Internacionais da Esalq.

Na ocasião, foi comemorado ainda os 5 anos do escritório da Ohio State no Brasil e inaugurada uma exposição fotográfica que mostra fatos históricos da parceria que já dura mais de meio século. Um dia antes, o vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes, recepcionou parte da comitiva da Ohio State no Edifício Central. Na ocasião, recebeu das mãos de Bruce McPheron, um certificado de reconhecimento pelo êxito da parceria que já dura mais de cinco décadas.

Histórico -  O acordo entre Esalq e Ohio State foi articulado em abril de 1963 e oficializado em abril de 1964. A colaboração entre a Esalq e o College of Food, Agricultural and Environmental Sciences (FAES/OSU) foi estimulada pelos recursos provenientes da Agência para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (Usaid), para promover o “desenvolvimento de uma instituição”. De 1964 a 1973 setenta e cinco docentes da Esalq estiveram na OSU, sendo que cinquenta e cinco concluíram programas de pós-graduação e sessenta professores da OSU estiveram na Esalq por vários períodos de tempo, colaborando em programas acadêmicos e de pesquisa. De 1980 e 1983 o foco do intercâmbio foi realizar pesquisas em colaboração nas áreas de agricultura, no recém-criado curso de Economia Doméstica e recursos naturais. Nesse período, por meio do USDA e CNPq, quatorze docentes brasileiros realizaram intercâmbio com a OSU e treze docentes da OSU vieram à Esalq por períodos curtos.

Willian Rod Sharp, professor da USU, recebeu em 1999, a Medalha “Luiz de Queiroz”, destinada a galardoar as personalidades brasileiras e estrangeiras, por seus méritos pessoais e relevantes serviços prestados ao Estado de São Paulo em atividades relacionadas com o desenvolvimento da Agricultura.

Desde 1999 a Esalq recebe anualmente, por meio do programa Alpha Zeta Partners (programa de liderança da OSU), vinte estudantes que assistem aulas de economia brasileira, formação econômica do Brasil, realidade social e cultural, economia de recursos naturais, entre outras. Em 2009 foi criado o Programa de Pós-Graduação Internacional em Biologia Celular e Molecular Vegetal, que envolve a Esalq e as universidades norte-americanas The State University of New Jersey (Rutgers) e The Ohio State University. Nos últimos dez anos (2009-2019), vinte alunos de graduação da Esalq visitaram OSU por meio do “Ohio Program”, um programa de estágio internacional remunerado gerido pela The Ohio State University e destinado a estudantes de diversas áreas relacionadas a agricultura.

Texto: Caio Albuquerque, com informações do Serviço de Atividades Internacionais e Cerimonial Esalq (18/02/2020)