Oficina de Ilustração Botânica com Desenho a Lápis acontecerá na Esalq

Oficina de Ilustração visa capacitar participantes a elaborar pranchas científicas para publicações (crédito: Roberto Amaral)

De 10 a 14 de fevereiro de 2020, acontecerá a “Oficina de Ilustração Botânica com Desenho a Lápis” na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP). As atividades ministradas pelo professor Lindolpho Capellari Júnior, do Departamento de Ciências Biológicas, ocorrerão no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”, das 9h às 12 e das 13h30 às 16h30.

O evento é aberto aos estudantes de graduação, pós-graduação da Esalq e público interessado. A oficina é realizada pelo Grupo de Estudos Walter Accorsi (GEWA) e pelo Museu. As atividades visam capacitar os participantes a elaborar pranchas científicas para publicações, por meio de técnicas de lápis. Apesar de ser um curso voltado ao desenho de plantas, as técnicas podem ser também empregadas para desenhos de animais, ecologia e outras áreas.

A inscrições podem ser realizadas até 7 de fevereiro, às 12h, no site da Fealq https://fealq.org.br/en/informacoes-do-evento/?id=989

Programa:

Tipos de ilustrações botânicas

Lápis como arte final e como base para outras técnicas

Conhecendo os materiais

Exercícios: traços, paralelismo, círculos, memória visual

Folhas no plano

Folhas em perspectiva

Flores dialipétalas

Flores gamopétalas

Fonte de luz

Estudo de sombra