O poder feminino na Aquicultura

Pesquisadora da Esalq integra podcast “Mulheres no Aqua”

Protagonismo feminino, igualdade de gênero e a atuação na Aquicultura e em diversas áreas da ciência. Esses são alguns dos valores do Mulheres no Aqua, podcast produzido pela revista Aquaculture Brasil.
Entre as integrantes do projeto está a bióloga e pesquisadora Juliana Antunes Galvão, do departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Junto com  Fernanda Queiróz e Silva e Katt Regina Lapa, profissionais da área da Aquicultura, apresentam o podcast mensal que aborda questões femininas que ecoam não só no contexto da aquicultura, mas também nas demais esferas da atuação profissional e da vida.

“Ingressei nesse projeto em 2023, a partir da minha atuação como colunista na revista Aquaculture Brasil juntamente com outras duas colunistas, onde entrevistamos pessoas inseridas no universo da aquicultura  e demais questões que tangem mulheres, a partir do olhar feminino”, conta Juliana Galvão, que na Esalq coordena ainda o Grupo de Estudo e Extensão em Inovação Tecnológica e Qualidade do Pescado.

Estruturado no formato videocast, as hosts já entrevistaram uma delegada que abordou a violência contra a mulher, um mastologista para falar sobre câncer de mama, além das questões técnicas envolvidas na aquicultura. “Procuramos pessoas que possam inspirar nosso público e trazer temas emergentes dentro do universo feminino como saúde mental, burnout entre outros”, complementa a pesquisadora da Esalq.

De acordo com a pesquisadora, representar a Esalq/USP neste projeto é ter a oportunidade de trazer para a agenda da universidade temas que são colocados na pauta diária do ambiente acadêmico e científico. “A igualdade de gênero e o bem-estar das nossas alunas, pesquisadoras , e técnicas da área, devem ser debatidos da forma mais ampla possível e ter essa oportunidade em diferentes plataformas é algo significativo”

O Mulheres no Aqua pode ser assistido pelo YouTube ou acessado na versão áudio pelo Spotify.

Texto: Caio Albuquerque (8/3/2024)