Livro “As Guardiãs” retrata as Estações Experimentais de Ciências Florestais da Esalq

Desde o início da década de 1970, quando a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) passou a oferecer o curso de Engenharia Florestal, cerca de 1.200 estudantes dessa carreira diplomaram-se na Esalq. Também por aqui outros seiscentos profissionais do setor titularam-se mestres ou doutores em Recursos Florestais. Isso coloca a Esalq ente os principais polos de ensino, pesquisa e extensão neste importante ramo econômico.

Ao longo dessas décadas, a sólida formação ofertada nas fileiras da Engenharia Florestal tem como uma de suas bases as duas Estações Experimentais de Itatinga (2.400 ha) e Anhembi (cerca de 600 ha).

Para registrar a importância dessas localidades e a riqueza guardada em seus territórios, foi lançada a publicação As Guardiãs. A obra tem como organizadores os docentes Hilton Thadeu Zarate do Couto e Luciana Duque Silva e do Engenheiro Florestal João Carlos Teixeira Mendes. A ideia surgiu a partir de dois eventos realizados nas Estações, denominados Casa Aberta, quando cada Estação recebeu professores, funcionários e alunos da Esalq para apresentar as suas realizações.

“Pelo volume de realizações apresentado nas Estações surgiu a ideia de uma divulgação mais ampla, e escolheu-se um livro ilustrado para tanto. O título escolhido foi As Guardiãs pelo fato dessas Estações abrigarem um rico acervo de material genético de alto valor científico e comercial de espécies dos gêneros Pinus e Eucalyptus, fundamental para a indústria de base florestal brasileira”, conta o professor Hilton Thadeu, chefe do departamento de Ciências Florestais na gestão 2016-2020.

A obra – Ricamente ilustrada, a publicação conta a história das incorporações das estações à Universidade de São Paulo, aborda experimentos e linhas de pesquisa desenvolvidas e parte do acervo natural e também fruto dos programas de melhoramento genético que auxiliaram no aprimoramento da Silvicultura Nacional. Os destaques de hoje são retratados à luz daqueles denominados Semeadores, docentes e pesquisadores que desbravaram as Estações e ajudaram a consolidar seu papel na formação de tantos engenheiros florestais. Assim são lembrados, entre docentes, engenheiros e funcionários que ali construíram suas carreiras, Helládio do Amaral Mello, João Walter Simões, Mario Ferreira, Luiz Ernesto George Barrichelo, Fábio Poggini, Walter de Paula Lima, João Carlos Teixeira Mendes, Rildo Moreira e Moreira, Antonio Leopoldino de Oliveira, Carlos Eduardo Costa Maria.

O reconhecimento das Estações Experimentais é retratado nos relatos de Helena Carrascosa Von Glehn, engenheira agrônoma formada pela Esalq em 1980 e pelo também engenheiro agrônomo graduado em 1972, Shinitiro Oda.

Distribuído gratuitamente no formato on-line, o livro As Guardiãs pode ser acessado em http://www.esalq.usp.br/acom/LIVRO_AS_GUARDIAS.pdf

Texto: Caio Albuquerque (25/08/2020)