Grupo de Extensão da Esalq desenvolve trabalho de incentivo às boas práticas

Estudantes da Escola Estadual Pedro Moraes Cavalcanti

Para proporcionar um aprendizado mais dinâmico sobre boas práticas e estimular a interação entre alunos do ensino fundamental e ensino superior, o Grupo de Extensão em Pós-Colheita (PColheit), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), vem desenvolvendo o projeto “Segurança dos Alimentos: incentivando as boas práticas”.

As atividades são realizadas com a Escola Estadual Pedro Moraes Cavalcanti, em Piracicaba (SP), tendo como público alvo os estudantes do 9° ano do ensino fundamental, que participam de palestras expositivas e interativas, a fim de disseminar conhecimento a respeito da segurança dos alimentos.

Os temas propostos nas palestras focam higiene pessoal, dos alimentos e do ambiente, conservação de alimentos, doenças de transmissão hídrica e alimentar, além de promover atividades práticas com a utilização de placas de Petri para demonstração do crescimento microbiano nas mãos e utensílios não higienizados.

O projeto de extensão "Segurança dos alimentos: incentivando as boas práticas" teve origem no Grupo de Extensão em Pós-colheita (PColheit), foi aprovado, em 2022, pelo Programa Unificado de Bolsas (PUB) e contemplou a estudante de graduação em Ciências dos Alimentos Gabrielle Caroni Vacchi como bolsista que, junto aos graduandos da Esalq estão desenvolvendo esse projeto ao longo de um ano.

Professor Ricardo Alfredo Kluge, do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq comenta sobre a expectativa do projeto em desenvolvimento. “Com este projeto, em contato com alunos da escola de ensino público é esperado, como resultado, a formação de agentes disseminadores de conhecimento a respeito de boas práticas e hábitos seguros a serem adotados antes e durante o manuseio das refeições, de modo a prevenir a contaminação dos alimentos por agentes patogênicos. Além disso, o projeto possibilita a complementação da formação acadêmica dos alunos de graduação da Esalq ao desenvolver habilidades para disseminar o conhecimento adquirido em sala de aula e interagir com a sociedade a qual a Universidade pertence”.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 06.06.2023