Evento abordou compras públicas sustentáveis no campus USP "Luiz de Queiroz"

Atividade ocorreu no Anfiteatro do Pavilhão de Ciências Humanas (divulgação)

No último dia 14 de novembro, aconteceu na Esalq a palestra "Compras Públicas Sustentáveis". A ação teve organização do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade na Administração, do Plano Diretor Socioambiental do Campus “Luiz de Queiroz”.

Participaram servidores técnico-administrativos e estudantes interessados em conhecer mais sobre o tema, que foi ministrado pela Executiva Pública e Advogada Denize Coelho Cavalcanti da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O encontro teve como objetivo fortalecer e internalizar o tema de compras públicas sustentáveis, prevista na meta 12.7 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, agenda socioambiental para 2030, que cita "promover práticas de compras públicas sustentáveis, de acordo com as políticas e prioridades nacionais".

Cavalcanti fez um histórico de documentos e possibilidades desde a Rio 92, Rio +10, Rio +20, Convenções internacionais, selos socioambientais, entre outros que tornaram compras públicas uma realidade na gestão pública. Segundo a executiva, compras sustentáveis não são apenas uma possibilidade, mas um dever! Nossas escolhas são essenciais para o tipo de sociedade que queremos ter. “O Estado tem um enorme poder de compra e pode realizar compras sustentáveis e com materiais de qualidade, que tenham durabilidade, prezem pelas questões sociais, pelo ciclo de vida dos produtos, valorização de produtos locais e reinserção do resíduo na cadeira produtiva”.

Segundo a palestrante, existem diversos mecanismos para que as compras públicas sustentáveis possam ocorrer, bem como suporte técnico para isso, desmitificando a necessidade de compras pelo menor valor. “As compras públicas são indutoras de mudanças nos padrões de produção e consumo, estimulam a responsabilidade individual e institucional e incluem conceitos de economia circular, ecodesign para a durabilidade do produto, não geração de resíduos e podem promover a economia regenerativa”.

A implementação de compras sustentáveis no campus "Luiz de Queiroz" é uma das diretrizes previstas no capítulo de sustentabilidade na administração do Plano Diretor Socioambiental do campus e espera-se em 2020 a realização de cursos para maior aprofundamento e suporte técnico no tema, para instrumentalizar os funcionários e a instituição para tornar factível a realização de compras públicas sustentáveis.

Com informações de Ana Maria de Meira (18/11/2019)