Estudantes de Ciências dos Alimentos são premiadas

Isabela Camargo Gonçalves (esq.), Anna Flavia de Souza Silva (meio) e Bianca Bacellar Rodrigues de Godoy (dir.) responsáveis pelo desenvolvimento do trabalho, orientado pelo Prof. Fábio Rocha, do CENA

Com objetivo de desenvolver procedimentos e métodos analíticos alternativos aplicáveis à análise de alimentos, duas estudantes do curso de Ciências dos Alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e uma doutoranda do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) foram premiadas durante o VIII FOCAL /IV SICITEA (VIII Fórum Nacional de Formação Acadêmica e Atuação Profissional do Cientista de Alimentos/ IV Simpósio Nacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos), que ocorreu entre 21 e 24 de maio de 2019 em Venda Nova do Imigrante (ES)

As autoras são Bianca Bacellar Rodrigues de Godoy, 2º ano do curso, e Isabela Camargo Gonçalves, 4º ano do curso de Ciências dos Alimentos e Anna Flavia de Souza Silva, também formada em Ciências dos Alimentos na Esalq (2015) e atualmente cursando o doutorado em Ciências, com enfoque em Química na Agricultura e Ambiente, pelo Cena.

O trabalho apresentado pelas alunas do campus Luiz de Queiroz, intitulado “Procedimento analítico baseado em imagens digitais aplicado ao screening do teor de proteínas em amostras de leite” foi eleito como o melhor trabalho do eixo temático “Avaliação e controle de qualidade” e também como o melhor trabalho do evento. O estudo teve como orientador o professor Fábio R. P. Rocha, do Laboratório de Química Analítica "Prof. Henrique Bergamin Filho" do Cena.

Segundo as pesquisadoras, o método premiado apresenta, como grande diferencial, a rapidez, a facilidade de execução, o baixo volume de resíduos gerados e de reagentes consumidos no processo de análise. “Também oferecemos precisão e exatidão, que é fundamental para qualquer método analítico. Uma das características mais marcantes do nosso método é que ele se caracteriza como um método rápido para triagem de matéria-prima, podendo ser uma ferramenta útil para laticínios e empresas em que utilizam leite como matéria-prima para a fabricação de seus produtos alimentícios”, comentam.

Texto: Caio Albuquerque, com informações de Anna Flavia de Souza Silva