Esalqueanos participam do Projeto Rondon

Esalqueanos inciaram as atividades com uma visita à capital Teresina (divulgação)

Dois professores e oito estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) participam, de 15 a 26 de julho, em Paquetá (PI), da Operação João de Barro, etapa 2019 do Projeto Rondon.

O Projeto Rondon prioriza ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública. É uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

No Piauí, os esalqueanos se juntam a outros 240 rondonistas, voluntários de 24 instituições de ensino superior. Fazem parte do grupo de voluntários da Esalq os professores Catarina Barbosa Careta e Luciano Mendes (ambos do departamento de Economia, Administração e Sociologia) e os estudantes Caroline Fontolan (Ciências Biológicas), Carlos Henrique de Almeida (Engenharia Florestal), Ferdynanda Moreira Silva (Ciências dos Alimentos), Matheus Visnevski de Carvalho Mendes (Engenharia Agronômica), João Victor Pereira de Moraes (Engenharia Agronômica), Thais Canedo Motta (Ciências Econômicas), Julia Pereira de Moraes (Engenharia Agronômica) e Guy Jann Terra (Gestão Ambiental)

Segundo o Ministério da Defesa, a Operação "João de Barro" ocorre em dez municípios do Estado do Piauí: Arraial, Barra D' Alcântara, Dom Expedito Lopes, Francinópolis, Francisco Ayres, Inhuma, Novo Oriente do Piauí, Paquetá, São José do Piauí, Várzea Grande.

Saiba mais sobre o Projeto Rondon em https://projetorondon.defesa.gov.br/portal/index . O grupo da Esalq mantém também registros no Instagran (@projetorondon_esalq).

Texto: Caio Albuquerque (15/07/2019)