Esalq está inserida na criação da Rede Universitária de Pesquisa e Desenvolvimento da Soja

Ana Paula Oliveira Nogueira, Felipe Lopes da Silva, Sandra Helena Unêda-Trevisoli, José Baldin Pinheiro, Brian Diers, Adriano Teodoro Bruzzi

No final do mês de agosto, durante o 12º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas em Caxambú (MG), foi criada a Rede Universitária de Pesquisa e Desenvolvimento da Soja. Entre as instituições envolvidas, destaca-se a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, representada pelo professor José Baldin Pinheiro, do Departamento de Genética.

Assim como outras tecnologias no desenvolvimento da soja, a rede foi organizada pela importância do melhoramento genético. Trata-se de uma rede de pesquisa e informação colaborativa multiestadual com foco em melhorar e proteger o rendimento da soja por meio da genética e de práticas agronômicas.

Após essa criação, o maior destaque ficará por conta da elaboração de um acordo de parceria em pesquisa para celebração do convênio entre as instituições. Dessa forma, haverá a probabilidade de fortalecer as pesquisas entre as universidades, além de agregar possibilidades de novas parcerias.

O modelo foi inspirado nas ações desenvolvidas nos EUA com uma rede de colaboração entre as universidades e também no modelo da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA), principal núcleo de pesquisa canavieira no âmbito do governo federal.

Universidades envolvidas e representações

• Ana Paula Oliveira Nogueira, UFU