Esalq e ABCZ assinam Termo de Cooperação Técnica para o programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’

Pavilhão Nicolau Athanassof (crédito: Gerhard Waller)

Na última quarta-feira, 11 de novembro, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), assinaram um Termo de Cooperação Técnica. O documento oficializa a parceria entre as entidades para o desenvolvimento do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’.

“Formalizamos a parceria com a Esalq, antiga associada da ABCZ, detentora do núcleo de Nelore, coordenado pelo professor Flávio Portela e que está assumindo a responsabilidade de fazer este trabalho junto conosco no programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’. Um projeto único e dinâmico, que será finalizado com um abate técnico e trará um número expressivo e conclusivo para mostrar a qualidade do touro PO. E a Esalq veio somar com outras instituições importantes para o desenvolvimento do programa, com a Embrapa, Epamig, FAZU, Universidade Federal de Viçosa e Unicamp”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

Pelo documento, a Esalq será uma das parcerias no acompanhamento e manejo nutricional dos mais de cem bezerros, participantes do programa. “No programa teremos a oportunidade de avaliar um sistema intensivo de produção, da desmama à terminação. O projeto se diferencia também porque vai trazer informações de animais com alto valor genético. Não temos no Brasil este tipo de informação com essa qualidade de animal. É uma oportunidade ímpar e muito importante”, declara Flávio Portela Santos, professor do Departamento de Zootecnia da Esalq.

O professor Sila Carneiro da Silva, chefe do departamento de Zootecnia da Esalq, frisou que a parceria é uma ação muito importante da atuação em extensão do Departamento. “Membro da ABCZ desde a década de 1970, em função do controle zootécnico do rebanho Nelore da Esalq, o departamento de Zootecnia agora participará do Programa Zebu Carne de Qualidade por meio de ações relacionadas com o acompanhamento e manejo nutricional dos animais, assim como do processo de tomada de decisão e de manejo do sistema como um todo, incluindo manejo das pastagens e suplementação dos animais. O objetivo é demonstrar a importância das boas práticas de manejo como forma de assegurar elevada produtividade, desempenho animal e segurança ambiental e alimentar”, concluiu.

Após a assinatura do termo, os representantes das entidades participaram de uma reunião com profissionais e parceiros envolvidos na realização do ‘Zebu: Carne de Qualidade’, onde foram apresentados relatórios e debatidas as futuras diretrizes do projeto.

Com informações de Thais Ferreira, da ABCZ | Texto: Caio Albuquerque (17/11/2020)