Docente da Esalq publica livro sobre novos agroquímicos

Manual de Estimulantes Vegetais (Crédito: Divulgação)

Com o objetivo de informar sobre os novos agroquímicos disponíveis no mercado, o professor Paulo Roberto de Camargo e Castro, do Departamento de Ciências Biológicas (LCB), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), lançou o livro “Manual de Estimulantes Vegetais”. Além dele, o livro contou com a colaboração de Marcia Eugenia Amaral Carvalho, Ana Carolina Cabrera Machado Mendes e Bruno Geraldi Angelini.

Segundo o docente, o livro surgiu a partir da necessidade dos produtores rurais, empresas de fertilizantes e agroquímicos, mercado do agronegócio e instituições de ensino e pesquisa, terem conhecimento dos produtos convencionais e de novos grupos de fitoquímicos que se encontram no mercado agrícola. “O objetivo do livro é esclarecer sobre a utilização e efeitos dos produtos convencionais já conhecidos pela extensa pesquisa e mostrar o potencial e ação dos novos agroquímicos comercializados”, disse.

O livro aborda temas como fertilizantes foliares, biorreguladores, bioestimulantes, bioativadores e fosfitos. “Apesar de sua recente publicação, o livro tem sido recebido com sucesso pelos interessados em conhecer a relevância desses temas. Além dos aminoácidos, extratos vegetais, ácidos húmicos e fúlvicos, rizobactérias, metabólitos microbianos, antitranspirantes e espalhantes adesivos”, considerou Castro.

O professor ainda destacou a importância em escrever um livro destinado aos agricultores, consultores agrícolas, empresas de agroquímicos e pesquisadores. “A importância de escrever esse livro foi suprir uma lacuna na bibliografia do setor agrícola, no sentido de esclarecer sobre os estimulantes convencionais e sobre os novos grupos de agroquímicos, que já se encontram amplamente comercializados”, finalizou.

Para mais informações, acesse: http://bibliotecaesalq.blogspot.com.br/2017/11/livro-manual-de-estimulantes-vegetais.html

Texto: Caio Nogueira

Revisão: Alicia Nascimento Aguiar