Consumo de Carne: Mitos e Verdades

Pensando em informar a comunidade e promover discussões saudáveis e tecnicamente embasadas sobre a redução do consumo de carne e suas implicações para os animais, meio ambiente e saúde, o Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (Calq) e o Programa USP Recicla, realizarão o Encontro “Consumo de Carne: Mitos e Verdades”, nos dias 1 e 2 de outubro. O evento acontecerá no anfiteatro do Pavilhão de Engenharia, entre 8h e 18h no primeiro dia, e das 8h às 12h no segundo.

Os interessados podem se inscrever até o dia 30 deste mês, gratuitamente, por meio do link https://docs.google.com/forms/d/1hUiVvKJHXW5mC3Kn539tCUFboJsJ0j9y5kP_UgRWMa8/viewform. Mais informações pelos telefones (19) 3429-4051 e 3429-4121, ou pelo e-mail caluizdequeiroz@gmail.com.

Programação:

1º de outubro

8h-8h50: Abertura oficial do evento, contextualização dos objetivos e importância. Participação de dirigentes e representantes do Calq.

8h50-12h – Bloco 1: “Questões dos animais na produção”

Palestrantes:

8h50-9h40: Dante Pazzanese Duarte Lanna, engenheiro agrônomo e mestre em Nutrição Animal pela USP, doutor em Ciência Animal pela Cornell University e professor da ESALQ.

9h40-10h10: Café

10h10-11h: Carla Forte Molento Maiolino, médica veterinária e mestre em Ciências Veterinárias pela UFPR, doutora em Zootecnia pela Mcgill University. Professora associada da UFPR, coordenadora do Laboratório de Bem-estar Animal (LABEA/UFPR) e presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

11h-12h: Mesa Redonda

Mediador: Iran José Oliveira da Silva, engenheiro agrícola e professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ.

Debatedores: Carmen Josefina Contreras Castillo (engenheira de alimentos e professora do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ) e Maria Castellano (mestre e doutora em Ciência Ambiental e pós-doutoranda junto ao Departamento de Ciências Florestais da ESALQ).

12h-14h: Almoço

14h-14h50: Deborah Helena Markowicz Bastosares, engenheira agrônoma e mestre em Ciências dos Alimentos pela USP e professora vinculada ao Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ. Tem desenvolvido ações junto a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para avaliação de indicadores de biodiversidade da dieta. É assessora do Ministério do Meio Ambiente para o desenvolvimento do projeto internacional “Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade para a Alimentação, Nutrição e Bem-estar Humano”.

14h50-18h: Bloco 2: “Produção Animal Sob a Ótica Ambiental”

Palestrantes:

14h50-15h40: Alexandre Berndt, biólogo pela USP, engenheiro agrônomo pela ESALQ, mestre em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ e doutor em Ecologia de Agroecossistemas pela USP. Pesquisador de Sistemas de Produção Sustentáveis na Embrapa Pecuária Sudeste.

15h40-18h: Mesa Redonda

Mediador: Miguel Cooper, engenheiro agrônomo e professor do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ.

Debatedores: Dante Pazzanese Duarte Lanna (engenheiro agrônomo e professor do Departamento de Zootecnia da ESALQ) e Marcos Sorrentino (biólogo, pedagogo e professor do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ).

8h-12h: Bloco 3: “Consumo de carne e saúde humana”

Palestrantes:

8h-8h50: Wilson Rondó Júnior, médico cirurgião vascular, nutrólogo formado pela Universidade de Santo Amaro e escritor.

8h50-9h40: Eric Slywitch, médico nutrólogo formado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e escritor.

9h40-10h10: Café

10h10-11h: Aline Martins de Carvalho, nutricionista e mestre em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente, é doutoranda em Nutrição em Saúde Pública pela USP e pelo Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

11h-12: Mesa Redonda e encerramento

Mediador: Marcos Sorrentino, biólogo, pedagogo e professor do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ.

Debatedores: Carmen Josefina Contreras Castillo (engenheira de alimentos e professora do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ) e Soraya Selem (nutricionista e mestre pela Faculdade de Saúde Pública da USP).

Alessandra Postali – estagiária de Jornalismo | Revisão: Alicia Nascimento Aguiar | 24/09/15