Considerado acervo histórico da ESALQ, Super F60 é usado na Semana de Mobilidade Sustentável

Nesta terça-feira, 22 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, o veículo está sendo empregado como forma de incentivo ao uso do transporte público. (Crédito: Gerhard Waller)

O ônibus OM-321, conhecido também como Super F 60, foi doado pela Mercedes-Benz do Brasil, em 1960, para uma viagem curricular do curso de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) à Argentina. Tal excursão foi retratada no livro Diário de Bordo, de Péricles Mallozzi, um dos integrantes da chamada Grande Excursão.

Em 2000, como parte das comemorações do centenário da Escola e a partir de uma parceria entre a reitoria da USP, Mercedes-Benz e Associação de Ex-Alunos da ESALQ (Adealq), o ônibus foi restaurado, mantendo suas características originais e passando a ser considerado parte do acervo histórico da Escola. Desde então, vem sendo utilizado para eventos e viagens especiais de alunos, docentes e funcionários do Campus “Luiz de Queiroz”.

Nesta terça-feira, 22 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, o veículo está sendo empregado como forma de incentivo ao uso do transporte público. Devido à restrição de acesso e estacionamento de automóveis nas áreas centrais do Campus e à impossibilidade de estacionamento na Alameda Principal pela demarcação de ciclofaixas, o ônibus servirá como alternativa aos alunos e funcionários que fazem o trajeto entre a ESALQ e a Avenida Independência (até a rotatória próxima a Santa Casa). O uso se dará das 7h às 9h e das 11h30 às 14h, e faz parte da Semana de Mobilidade Sustentável da ESALQ.

Alessandra Postali, estagiária de Jornalismo | Revisão: Caio Albuquerque | 22/09/15