Alysson Paolinelli assume a Cátedra Luiz de Queiroz

(crédito: Gerhard Waller)

No próximo dia 3 de junho, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) completará 119 anos. Durante ato comemorativo, que acontecerá de modo virtual a partir das 14h, Alysson Paolinelli assumirá como Titular da Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados. Em sua Portaria de criação, o Conselho de Governança da Cátedra Luiz de Queiroz indica como titular uma personalidade do mundo acadêmico, político, econômico, social ou cultural.

Paolinelli sucederá a Marcos Jank (titular no ciclo 2019/2020) e assume esse desafio com o mesmo vigor com o qual dedicou-se a tantas jornadas ao longo de uma trajetória de êxito. O ato que marca a posse de Alysson Paolinelli será transmitido pelos perfis @esalqmidias no Facebook, YouTube e Linkedin.

Alysson Paolinelli – Mineiro de Bambuí, nascido em 1936, Alysson Paolinelli tornou-se agrônomo em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois tornou-se Universidade Federal. Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas, a convite do governador Rondon Pacheco e criou incentivos e inovações tecnológicas que tornaram Minas o maior produtor de café do Brasil. Em 1974, aceitou convite do presidente Ernesto Geisel para tornar-se ministro da Agricultura, e tratou de modernizar a Embrapa e promover a ocupação econômica do cerrado brasileiro.

Após deixar o Ministério, ainda exerceu cargos de destaque na vida pública brasileira: - Presidente do Banco do Estado de Minas Gerais, - Deputado constituinte - Presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura). Em 2006 foi agraciado com o World Food Prize, prêmio que equivale ao Nobel da Alimentação. Implantou um ousado programa de bolsas de estudos para estudantes brasileiros nos maiores centros de pesquisa em agricultura do mundo. Cuidou também da reestruturação do crédito agrícola e do reequacionamento da ocupação do bioma amazônico. Foi paraninfo da Classe de 2016 da Esalq e, em agosto de 2017, recebeu a Medalha Luiz de Queiroz. Hoje é Presidente do Conselho Consultivo do Fórum do Futuro.

Cátedra – A Esalq anunciou, em 10 de outubro de 2017, a instalação da Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados, aprovada por sua Congregação em 25 de maio de 2017, com a publicação da Portaria GR USP n.º 6978, de 5 de setembro de 2017. A Cátedra Luiz de Queiroz é uma iniciativa que tem por finalidade promover reflexões e atividades interdisciplinares, regional e globalmente, sobre temas relativos ao desenvolvimento e sustentabilidade de Sistemas Agropecuários Integrados e suas aplicações com o ambiente e com a sociedade. As atividades da Cátedra são abertas à participação de professores, pesquisadores e personalidades do Brasil e do exterior e, a cada ano, seu titular profere conferências e coordena atividades de ensino, pesquisa e outras iniciativas de natureza acadêmica. Mantém ainda em sua essência um plano anual de atividades, que traz como objetivo propor a exploração de temas interdisciplinares para analisar cenários e enfrentar desafios futuros para sustentabilidade de Sistemas Agropecuários Integrados no Brasil e no mundo. Desde sua criação, a Cátedra Luiz de Queiroz já teve como titulares Roberto Rodrigues (ciclo 2017/2018) e Marcos Sawaya Jank (ciclo 2019/2020).

Texto: Caio Albuquerque (02/06/2020)