Aluna da Esalq fez intercâmbio na Universidade da Califórnia

Bruna Paviani tem 26 anos e concluirá, no final do ano, a graduação em Ciências dos Alimentos na Esalq (Créditos: Gerhard Waller)

De janeiro de 2018 a julho de 2019, a estudante de Ciências dos Alimentos, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), Bruna Paviani, 26 anos, realizou um intercâmbio na Universidade da Califórnia, em Davis, nos Estado Unidos.

Financiada pela Bolsa Empreendedorismo, da Agência USP de Inovação, a esalqueana realizou estágio sob orientação da professora Juliana Maria Leite Nobrega de Moura Bell. “Para se inscrever para essa bolsa, você é totalmente independente. É preciso entrar em contato com o professor da Universidade da qual você pretende realizar o intercâmbio, conseguir a carta de aceite, escrever um projeto com esse professor de acordo com a linha de pesquisa, ter bom desempenho acadêmico e depois de tudo isso, você se submete à avaliação para ver se recebe a bolsa ou não”, explicou Bruna.

Nos EUA, a estudante desenvolveu um projeto na área de ciências e tecnologia dos alimentos. “Trabalhei com processamento de leite, elaborando um método para recuperar alguns peptídeos bioativos do soro do leite. A pesquisa deu certo e conseguimos recuperar esses peptídeos e agora começamos alguns testes para identificar atividades antimicrobianas dessas biomoléculas”, contou.

Sobre a permanência no exterior, Bruna relatou que foi muito bem recebida pelos novos colegas e que se juntou a um grupo de estudantes brasileiros. “Nos ajudamos muito e, dessa maneira, acebei me adaptando com facilidade”.

Bruna se forma este ano na Esalq e pensa em voltar para os Estados Unidos para fazer pós-graduação, mas também quer conhecer o mercado de trabalho no Brasil.

“Um conselho que eu dou para quem também pensa em estudar fora é que vale a pena arriscar. Tem aquela frase clichê que diz que ‘o intercâmbio muda a nossa vida’ e realmente muda”.

Bolsa – A Bolsa Empreendedorismo da Agência USP de Inovação, faz parte do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para alunos de Graduação da USP e tem como meta proporcionar experiência internacional em atividades de inovação e empreendedorismo aos alunos da graduação. O objetivo é o desenvolvimento de projetos que tenham caráter inovador e que possam desenvolver o empreendedorismo no profissional em formação.

Saiba mais em http://www.inovacao.usp.br/bolsaempreendedorismo/ .

Texto: Júlia Heloisa Silva | Estagiária de Jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque