Acelera Esalq abre inscrições

Layout: Gabriel Santos

Estão abertas até o dia 25 de março as inscrições para o Acelera Esalq. A iniciativa propõe uma experiência de inovação e empreendedorismo para jovens universitários de escolas pública e privadas. A programação contempla vivências na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e visitas aos hubs de inovação localizados na cidade de Piracicaba.

O Acelera Esalq é um programa que selecionará ideias inovadoras para problemas do agronegócio brasileiro. Os grupos, que devem ser compostos por até 5 integrantes, terão contato direto com os principais nomes do ecossistema de inovação do agro, além de professores da ESALQ/USP”, lembra o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto.

Segundo o professor Fabio Marin, coordenador do projeto na Esalq, a intenção é possibilitar aos jovens inscritos uma educação corporativa, apresentando o processo de inovação afim de estimular a personalidade empreendedora. “As atividades pretendem dar a esses estudantes a possibilidade de despertarem para o processo de inovação antes de partirem efetivamente para a abertura de uma startup. Piracicaba é o vale do agro brasileiro e nosso papel enquanto universidade é proporcionar essa formação interna e o diálogo com os hubs de inovação instalados no município”.

O Programa Acelera Esalq é uma iniciativa que integra as ações do Centro de Inovação para Agricultura China-Brasil, fruto da parceria entre a Esalq/USP, China Agricultural University (CAU) e Hainan University. Trata-se de um treinamento aprovado como Programa de Atualização pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o que permitirá aos participantes, com 85% de participação e com avaliação aprovada (nota mínima de 7,0), receber certificado emitido pela USP.

Quem pode participar?

Estudantes de graduação e de pós-graduação de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, regularmente matriculados durante o período de realização do Programa, sendo obrigatória a presença de, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 integrantes no grupo. Além disso, o grupo deverá indicar um mentor, que poderá ser um docente, pesquisador ou profissional do mercado a escolha do grupo (docentes da Esalq/USP - lista)

Agenda – Em 2020, ocorrerá a 1.ª edição do Programa com 8 encontros presenciais, totalizando 32 horas de carga horária, de 4 horas cada (das 8h às 12h), na cidade de Piracicaba, SP, contemplando 6 capacitações serão na Esalq/USP e 2 capacitações em parceiros situados no município. Os encontros terão início no dia 4 de abril e o encerramento está marcado para 4 de julho.

Acesse o regulamento  e o formulário de inscrições

Mais informações em http://www.centrodeinovacao.esalq.usp.br/acelera-esalq-usp .

Dúvidas: acelera.esalq@usp.br .

Texto: Caio Albuquerque (17/02/2020)