Acadêmico consegue bolsa de pós-doutorado direto com universidade irlandesa

Professor Thiago de paula Oliveira (crédito: Gerhard Waller)

Uma oportunidade dentro do Departamento de Ciências Exatas (LCE) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), surge para acadêmico graduado e pós-graduado pela instituição que, atualmente, atua como docente temporário do LCE. A questão está relacionada ao engenheiro agrônomo Thiago de Paula Oliveira, que ainda durante a graduação começou a fazer estágio na área de Estatística com o professor Silvio Sandoval Zocchi.

Oliveira se inscreveu diretamente na National University of Ireland (Galway, Ireland), para obtenção de bolsa de estudos para realização de seu pós-doc, iniciado na Esalq, sob orientação da professora Clarice Garcia Borges Demétrio. E foi neste mês de março, que ele recebeu documento confirmando a concessão de bolsa para dar continuidade aos seus trabalhos na instituição europeia. “Esta é a primeira vez que um aluno do LCE consegue uma bolsa de pós-doutorado se inscrevendo diretamente numa universidade estrangeira”, comentou o professor.

Diferente do que vinha desenvolvendo no Programa de Pós-graduação em Estatística e Experimentação Agronômica, com trabalhos voltados à Agronomia, agora Oliveira enfrentará o desafio em projetar modelos estatísticos voltados para a área médica. Ele reconhece que foi graças ao aprendizado que obteve em todos esses anos na Esalq, durante o mestrado e o doutorado, que hoje sente-se apto a enfrentar uma nova proposta.

Na National University of Ireland trabalhará com elaboração de aplicativos de web interativos baseados na linguagem de programação R, desenvolvimento de algoritmos em R para análise de dados, análise de dados longitudinais, visualização de dados em larga escala, desafios de pesquisa no domínio da previsão de lesões em atletas de elite, trabalho em equipe e orientação de estudantes de pós-graduação. A supervisão será do professor John Newell, do Departamento School of Mathematics, Statistics and Applied Mathematics.

Dentro deste escopo de trabalho, Oliveira cita um exemplo de fácil compreensão.  “Entre outras coisas, iremos tentar propor um modelo para prever o início do ciclo menstrual das atletas a partir de uma série de variáveis explanatórias, bem como aprender o desempenho destas esportistas durante o referido ciclo”, concluiu o professor.

Oliveira, que iniciará seus trabalhos na Irlanda em 1º de abril de 2019, finaliza assegurando que a Agronomia abre um leque muito grande de oportunidades e que a Estatística abre um outro ainda maior. “Tendo o conhecimento técnico de Estatística, eu consigo aplicá-lo independente da área prática”, completou o pesquisador.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 19.03.2019

Thiago de Paula Oliveira Departamento de Ciências Exatas National University of Ireland Estatística e Experimentação Agronômica jovens atletas ciclo menstrual