170 anos de nascimento de Luiz de Queiroz

Jacques Marcovitch foi reitor da USP entre 1997 e 2001 (crédito: Gerhard Waller)

Em 3 de junho, data na qual a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) completou 118 anos, o professor Jacques Marcovitch discorreu sobre o tema Da construção do legado aos herdeiros do sonho. Sua fala ilustra o contexto histórico que marcou o surgimento da Esalq e reverencia o espírito visionário de Luiz Vicente de Souza Queiroz e de sua esposa, Ermelinda de Souza Queiroz.

“Esta reflexão, lembrando o pensamento de Isaac Newton: Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes, almeja reverenciar os construtores de legados, entre os quais está a destacada figura de Luiz Vicente de Souza Queiroz. Reverenciar seus herdeiros, os ex-alunos de Esalq, que honram o legado recebido, construindo novos legados para as gerações vindouras. Reverenciar a todos aqueles que militam pela qualidade do ensino no Brasil, conciliando pesquisa, ensino e extensão. Prática comprovada na agricultura, mas nem sempre adotada em outras áreas de conhecimento”.

Com essas palavras, o professor Jacques Marcovitch iniciou uma reflexão que marca também os 170 anos de nascimento de Luiz de Souza Queiroz.

CONFIRA O TEXTO NA ÍNTEGRA

Jacques Marcovitch – É Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Professor Titular do Instituto de Relações Internacionais da USP, da qual foi reitor entre 1997 e 2001. É autor, entre outras obras, da trilogia "Pioneiros e Empreendedores:  a Saga do Desenvolvimento no Brasil (Edusp/Saraiva 2003, 2005 e 2007). É também curador da exposição “Pioneiros e Empreendedores” e do portal www.usp.br/pioneiros.